Correio Popular Notícia




EDUCAÇÃO
Prédio da Escola de Música do Orquestra em Ação é inaugurado

Data da notícia: 2015-04-11 09:18:19
Foto:

(Da Redação/Assessoria) Paulo Sérgio Ferreira foi aluno da Escola de Música do Projeto Orquestra em Ação que é coordenada pela Associação Amigos da Orquestra de Ji-Paraná. Hoje Paulo é um dos professores da escola que atende cerca de 400 alunos. ?Sou uma pessoa de muita sorte, porque tive a oportunidade de aprender música aqui na escola quando jovem e hoje de estar aqui podendo contribuir com outras crianças e jovens para que também tenham a oportunidade que eu tive?, afirmou.
A Escola de Música vai completar 12 anos de existência e somente agora terá sede própria. A inauguração do prédio aconteceu na tarde da última quinta-feira (9). As instalações são modernas e conta com 226 metros quadrados de construção, sendo três salas de aula, sala de professores, área administrativa, secretaria e duas salas de musicalização. Todas as dependências climatizadas, onde os alunos têm aulas de ensino musical teórica e prática.
A coordenadora geral do Projeto Orquestra em Ação, Solange Gurgacz, disse que a construção da escola só foi possível porque o governo de Rondônia investiu recursos próprios no valor de R$ 454 mil. Solange destacou a importância da escola de ensino musical na vida dos alunos e agradeceu os parceiros que tem contribuído com o projeto social que atende centenas de crianças e adolescentes em Ji-Paraná.
O deputado Estadual Airton Gurgacz, que faz parte do projeto desde que foi fundado, relembrou que inicialmente as aulas eram ministradas em baixo de árvores destacando a importância de se investir nos jovens. ?Para nós que moramos aqui em Rondônia há 39 anos queremos essas crianças bem encaminhadas? e agradeceu o apoio do governo do Estado.
O governador Confúcio Moura ressaltou a importância da inauguração do prédio que destina a educação musical de centenas de crianças e adolescentes. ?A linguagem musical é um idioma universal que traduz toda expressão da música?.
Confúcio Moura também disse que a música é uma ferramenta importante e transformadora e disse que a Escola de Música já contribuiu e muito na formação dos jovens de Ji-Paraná, pois ajuda a criança a ter disciplina, percepção, obediência, sensibilidade, além de oferecer uma profissão, pois muitos jovens descobrem na escola o talento musical, seja cantando ou tocando instrumentos. Os alunos fizeram várias apresentações durante a cerimônia de inauguração.

BOX
Música aguça sonhos de crianças e adolescentes da Escola de Música
(Da Redação/Assessoria) Sara Cristina Gusmão de Santana e Leandra Gomes são estudantes do 8º ano na escola estadual José Francisco e frequentam regularmente há dois anos as aulas de violino no projeto Orquestra em Ação, da Associação Amigos da Orquestra, em Ji-Paraná. Elas compartilham do mesmo sonho: se tornar violinistas famosas.
?Eu ainda era bem pequena e já apreciava o som do violino. Por essa razão, por essa paixão, eu busquei o projeto Orquestra em Ação para aprender a tocar o instrumento. Vou seguir em frente para realizar meu sonho?, disse Sara Gusmão. ?E quem não gostaria de ser tornar uma pessoa famosa? Eu também quero?, declarou Leandra Gomes.
A flauta doce foi o primeiro instrumento que o professor Paulo Sérgio Ferreira aprendeu a tocar ainda na infância. A partir daí não parou mais e agora dedica todo o tempo ensinando crianças e jovens a tocar instrumentos de sopro e de cordas. ?Também fui aluno daqui. Hoje leciono no projeto porque já domino vários instrumentos tanto de sopro quanto de cordas?, disse Paulo Ferreira, que se especializou em Cuiabá e Curitiba.
Ouvir os hinos na igreja evangélica em que frequenta inspirou Ketlen Vitória Campos Bohre, 11 anos, a buscar a formação musical. ?Dentro de oito anos quero me tornar uma clarinetista profissional e tocar até fora de Rondônia?, orgulha-se Ketlen Bohre, que há dois anos estuda clarinete.
Matheus Pícolo, 8 anos, entrou no projeto esse ano certo de que a percussão é o forte dele. ?O menino faz aulas de pandeiro e bateria. Apesar da baixa idade e o pouco tempo em que frequenta as aulas, ele já nos revela que leva jeito para alguns estilos musicais?, avaliou o professor Nei Batera, que comanda as aulas de percussão.
?A música desperta a sensibilidade na formação da criança, melhora a percepção e o gosto musical?, disse Nei Batera, explicando que estas são algumas das propostas do projeto Orquestra em Ação na formação musical dos alunos.


Fonte:






Noticia vista 1749 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.